|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
12/01/2005 |
Data da última atualização: |
12/01/2005 |
Autoria: |
NADER, N. G.; POZZI, A.; CONGRO, C. R. |
Afiliação: |
Embrapa Pantanal (Corumbá, MS); UCDB/IESPAN (Corumbá, MS). |
Título: |
Turismo e educação: a prática do turismo pedagógico no ensino fundamental no Pantanal. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 4., 2004, Corumbá, MS. Sustentabilidade regional: anais. Corumbá: Embrapa Pantanal: UCDB: UFMS: SEBRAE-MS, 2004. (CD-ROM). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Em termos históricos, a atividade turística é um acontecimento consideravelmente novo,
que vem conquistando espaço, passando a ser uma área de pesquisa, em que os
planejamentos empresarias e os estudos acadêmicos são realizados com mais
freqüência. Diante deste contexto, onde o turismo se destaca por sua importância
econômica, social, cultural e ambiental, surge uma nova vertente, denominada turismo
pedagógico, que faz parte do segmento do turismo cultural. O turismo pedagógico
consiste no ensino do turismo em escolas de nível básico, fundamental e médio,
objetivando esclarecer aos estudantes conceitos relacionados a atividade, através de
aulas onde serão apresentados os termos técnicos da área, a importância da qualidade na prestação de serviços, os impactos positivos e negativos do turismo, dentre outros temas pertinentes a disciplina. |
Palavras-Chave: |
Ensino fundamental; Turismo pedagógico. |
Thesagro: |
Educação; Turismo. |
Thesaurus Nal: |
Pantanal. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01585naa a2200205 a 4500 001 1811511 005 2005-01-12 008 2004 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aNADER, N. G. 245 $aTurismo e educação$ba prática do turismo pedagógico no ensino fundamental no Pantanal. 260 $c2004 520 $aEm termos históricos, a atividade turística é um acontecimento consideravelmente novo, que vem conquistando espaço, passando a ser uma área de pesquisa, em que os planejamentos empresarias e os estudos acadêmicos são realizados com mais freqüência. Diante deste contexto, onde o turismo se destaca por sua importância econômica, social, cultural e ambiental, surge uma nova vertente, denominada turismo pedagógico, que faz parte do segmento do turismo cultural. O turismo pedagógico consiste no ensino do turismo em escolas de nível básico, fundamental e médio, objetivando esclarecer aos estudantes conceitos relacionados a atividade, através de aulas onde serão apresentados os termos técnicos da área, a importância da qualidade na prestação de serviços, os impactos positivos e negativos do turismo, dentre outros temas pertinentes a disciplina. 650 $aPantanal 650 $aEducação 650 $aTurismo 653 $aEnsino fundamental 653 $aTurismo pedagógico 700 1 $aPOZZI, A. 700 1 $aCONGRO, C. R. 773 $tIn: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 4., 2004, Corumbá, MS. Sustentabilidade regional: anais. Corumbá: Embrapa Pantanal: UCDB: UFMS: SEBRAE-MS, 2004. (CD-ROM).
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 18 | |
3. | | SOARES, M. N.; CONGRO, C. R.; MICHEL, M. A abrangência da comunicação interna na Embrapa Clima Temperado. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS GRADUAÇÃO DA EMBRAPA CLIMA TEMPERADO, 3., 2010, Pelotas. resumos e palestras... Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. Anais: Carreira, ética e inovação: o que você está fazendo? Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. Editado por Ivan Rodrigues de Almeida, Leonardo Ferreira Dutra e Jamir Luis Silva da Silva. 1 CD-ROM.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
| |
4. | | SOARES, M. N. S.; MICHEL, M.; CONGRO, C. R. A comunicação interna na Embrapa Clima Temperado como fator estratégico e de humanização. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS GRADUAÇÃO DA EMBRAPA CLIMA TEMPERADO, 3., 2010, Pelotas. resumos e palestras... Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. Anais: Carreira, ética e inovação: o que você está fazendo? Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. Editado por Ivan Rodrigues de Almeida, Leonardo Ferreira Dutra e Jamir Luis Silva da Silva. 1 CD-ROM.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
| |
7. | | CONGRO, C. R.; GIUMELLI, O. D.; FACCENDA, O.; SOUZA, M. J. B. de. Avaliação da qualidade dos serviços turísticos da capital do Pantanal Sul: Corumbá (MS). Separata de Evidência, Unoesc, v. 5, n.2, p. 363-378, jul./dez., 2005. 16 p.Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
8. | | CONGRO, C. R.; NASCIMENTO, R. L. do; SERENO, J. R.; NEMIR, S.; LABARCA, J. Educação ambiental nas ondas do rádio. In: ENCONTRO DE EDUCADORAS AMBIENTAIS DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 3.; ENCONTRO DA REDE AGUAPÉ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1.; SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS CIDADES PANTANEIRAS, 4.; SEMINÁRIO DA CARTA DA TERRA, 3.; FÓRUM REGIONAL DA REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1., 2003, Cuiabá. Fome zero da educação ambiental: resumo de trabalhos. Cuiabá: REMTEA: AGUAPÉ: MUPAN: C. TERRA: REBEA, 2003. p.70.Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
9. | | CONGRO, C. R.; GIUMELLI, O. D.; FACCENDA, O.; SOUZA, M. J. B. de. Caracterização do perfil dos turistas da capital do Pantanal Sul: Corumbá (MS). Separata de Evidência, Unoesc, v. 5, n.2, p. 331-344, jul./dez., 2005. 13 p.Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
13. | | REYDAMS, L. H.; CONGRO, C. R.; MEDEIROS, C. A. B.; CARVALHO, F. L. C. Informativo curtas agroecológicas como ferramenta de comunicação interinstitucional. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS GRADUAÇÃO DA EMBRAPA CLIMA TEMPERADO, 3., 2010, Pelotas. resumos e palestras... Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. Anais: Carreira, ética e inovação: o que você está fazendo? Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. Editado por Ivan Rodrigues de Almeida, Leonardo Ferreira Dutra e Jamir Luis Silva da Silva. 1 CD-ROM.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
| |
14. | | SILVA, Y. L. da; CONGRO, C. R.; MADRUGA, R. C. da S. Youtube como canal alternativo de divulgação do Programa Terra Sul. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS GRADUAÇÃO DA EMBRAPA CLIMA TEMPERADO, 3., 2010, Pelotas. resumos e palestras... Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. Anais: Carreira, ética e inovação: o que você está fazendo? Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. Editado por Ivan Rodrigues de Almeida, Leonardo Ferreira Dutra e Jamir Luis Silva da Silva. 1 CD-ROM.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
| |
16. | | SILVA, D. J. da; CONGRO, C. R.; ROESE, A. D.; OLIVEIRA, R. C. M. de; NASCIMENTO, R. L. do; SERENO, J. R. B. "Papo com Ciência": uma proposta de popularização e expansão da Ciência no Pantanal In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS DO PANTANAL, 4., 2004, Corumbá, MS. Sustentabilidade regional: anais. Corumbá: Embrapa Pantanal: UCDB: UFMS: SEBRAE-MS, 2004. (CD-ROM).Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
17. | | SOSINSKI, L. T. W.; NACHTIGAL, G. de F.; OLIVEIRA, J. F. de; CONGRO, C. R.; COSTA, F. A. da; HAERTER, J. A.; ALVES, R. C.; NEUMANN, E. L. F.; CARDOSO, J. H.; PEREIRA, M. A. M.; AQUINO, S. L. G. Diagnóstico rápido participativo para gestão ambiental na Embrapa Clima Temperado. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2009. 22 (Embrapa Clima Temperado. Documentos, 282).Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
| |
18. | | CASTRO, C. M.; ANTHONISEN, D. G.; SILVEIRA, E. M. da L.; NACHTIGAL, G. de F.; OLIVEIRA, J. F. de; PEREIRA, M. A. M.; FERRI, N. M. L.; CONGRO, C. R.; FONSECA, E. G.; PORTO, F. G. da S.; HAERTER, J. A.; FILIPPINI ALBA, J. M.; RIBEIRO, M. E. R.; ALVES, C. B. (org.). Gestão da qualidade na Embrapa Clima Temperado. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2009. 2 p.Tipo: Folder/Folheto/Cartilha |
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
| |
Registros recuperados : 18 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|